☨Páginas ☨

terça-feira, 15 de junho de 2010

Gothic Lolita

Olá minhas belas crianças da noite!

Hoje não venho falar de filme, anime ou vampiros. E sim um pouco da cultura japonesa!!!...

Para quem gosta de animes e da cultura japonesa já deve ter ouvido falar (ou visto) Gothic Lolitas, um estilo diferente, que vaga do fofo e meigo, para o dark e gotico.


O Gothic Lolita ou GothLoli é uma subcategoria da moda Lolita, esta moda Lolita teve começo no final da década de 70, desde então apareceram várias categorias diferentes de Lolitas, mas independente da categoria escolhida, as Lolitas sempre tem a preocupação de parecer meiga, fofa e até mesmo infantil, sempre retratando bonecas ou princesas, elegantes e modestas, sempre evitando a imagem adulta e sexualizada (dependendo da Categoria da Lolita). Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino, renda de boa qualidade, decote alto, e tecidos pouco brilhantes são comuns a esta moda.

Hoje venho especialmente falar da Categoria de Gothic Lolita (minha preferida *-*) esta categoria floreceu entre 1997 e 1998 e tornou-se um estilo bem estabelecido, com suas próprias grifes, disponível em diversas boutiques, e até mesmo em algumas grandes lojas de departamentos a partir de 2001.
Mas apesar de tudo, o gothic lolita talvez não possa ser considerado como uma subcultura propriamente dita já que não existe uma ideologia ou um credo comum a todas, um padrão de comportamento, nem música ou arte específicas a serem apreciadas - mas acima de tudo lolitas não são criaturas necessariamente grupais, que buscam socializar com outras lolitas. Sendo assim individualistas, não há como classificá-las como uma tribo.

Mas como é a roupa Gothic Lolita?

É uma combinação de preto e branco, muitas vezes especificamente tecido preto com renda branca, e cujas roupas são tipicamente decoradas muita renda. Puro preto, preto e vermelho escuro, preto e cinza, e preto e azul escuro também são combinações bastante usuais. As saias são na altura dos joelhos ou um pouco mais curtas, e geralmente possuem anáguas e/ou armações por baixo para aumentar seu volume. Bloomers (calçolas) tomam o lugar de (ou complementam) as roupas de baixo das lolitas. Como na moda japonesa em geral, meias 5/8, 7/8 e ¾ são extremamente populares. O uso de meias listradas e meia-calça branca ou preta, ambas foscas, também é comum, embora as listradas sejam mal-vistas em certos círculos. Sapatos boneca e botas -quase sempre com bicos redondos e com saltos plataforma altos, saltos quadrados ou sem salto algum - completam o visual. Blusas bem ajustadas com babados e acabamento de renda também são populares, assim como camisas com jabots e golas arredondadas (peter pan collar). As roupas costumam ser recatadas, incluindo mangas longas e bufantes. Decotes e saias curtas demais não são parte da moda lolita (exceto, talvez, no caso das erololita).
Mas uma boa Gothic Lolita (e Lolita) sempre tem seus acessórios que a deixam mais belas ainda são eles: aventais em estilo Alice no País das Maravilhas, cartolas e mini-cartolas, chapéus em miniatura, coroas, arcos com laços, sombrinhas, luvas de renda e retângulos ou círculos de tecido enfeitados com renda, laços, flores e afins, usados no alto da cabeça, seja centralizado ou de lado dependendo do formato. As vezes carregam outros acessórios como bolsas em forma de morcego, caixões, crucifixos e afins. Ursinhos de pelúcia e outros brinquedos do tipo também são comuns.

Estética de Gothic Lolita!

Nada mais perfeito para uma Gothic Lolita do que um bom cabelo cortato e uma boa maquiagem, então podemos dizer que muitas GothLoli tem o cabelo cacheado para completar o visual boneca de porcelana, e a franja reta acima dos olhos é uma constante, embora não uma regra. Os tons de cabelo mais freqüentes são o negro e castanho escuro usuais das japonesas, assim como o castanho claro.Um corte de cabelo comum é o hime cut [“corte princesa”], com franja reta acima dos olhos, mechas na altura das maças do rosto, boca ou queixo nas laterais do rosto, e comprido atrás.
 
A Maquiagem completa o visual perfeito é utilizada de maneira esparsa ou moderada e vista com mais freqüência em gothic lolita do que em qualquer outro estilo. Delineador negro é comum, mas sem excessos. Prefere-se tons pálidos de pele em gothic lolita, e rubor saudável (conseguido com blush) em outros estilos. Algumas vezes vê-se batom vermelho ou preto, mas maquiagem mais clara é a regra geral. Cílios e unhas postiças são usados freqüentemente. Mas isso não é especificamente uma regra, pode-se maquiar desde que seja de forma meiga.

Lolita e Gótico um mundo diferente!

"Gothic lolita" como uma moda não é particularmente associada com algum estilo de música igual os Goticos que muitas vezes preferem suas musicas, as pessoas que seguem essa moda costumam ter suas preferências dentro da grande variedade de estilos.
Diferente do Brasil, no Japão o estilo Gótico tem pouco seguidores, e quando os japoneses escutam o termo "goth" costumam achar que referem-se ao "Gothic Lolita", claro, exceto pelos próprios góticos, que enfatizam a diferença entre ambos.
No entanto, devido a grande popularidade do visual nos anos de 2001 a 2004, e sua crescente aceitação, boates góticas e eventos para o público gótico tem incluído elementos Gothic Lolita para atrair mais consumidores. Assim as duas culturas começam a se entrelaçarem em uma só, mesmo que ainda aja muita diferença!

É isso ai galera, o estilo Gothic Lolita é algo unico e que conquista muitos, por sua mistura do fofo com o dark. Eu, sou simplesmente apaixonada por este visual, pois além de ser belo ele demonstra claramente que coisas como fofo e dark podem "viver" em armonia. Porque isso não podeia acontecer com outras coisas também?!
Espero que tenham gostado!... Veja em mais informações, um pouco sobre as outras Subcategorias de Lolitas (pretendo fazer post sobre eles depois) e vejam algumas fotos também! ^^

Subcategorias
Dentro do estilo existem muitas subcategorias.

Classical Lolita - o estilo clássico, que remete à moda vitoriana e rococó original. As cores utilizadas são tons de bege, vinho, verde-escuro, marfim.

Classical ou Kuro Lolita.Sweet Lolita - o estilo dito "fofo", que usa cores como tons em rosa, verde claro, azul bebê, amarelo claro, pêssego. As estampas, quando utilizadas, são de coisas pequenas e consideradas "bonitinhas", como frutas, flores e até animais.



Country Lolita - uma subdivisão do sweet lolita, baseada em xadrez, quadriculado e estampas florais mais coloridas, além de frutas. O acessório mais comum é o minichapéu de palha.



ShiroLolita - considerada por alguns subdivisão do sweet lolita e por outros um tipo de gothic lolita, as shirololitas são lolitas que se vestem apenas de branco.


KuroLolita - também considerada subdivisão do sweet lolita por algumas pessoas, outros a vêem simplesmente como qualquer lolita vestida somente de preto.


Punk Lolita - a mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez, listras, e estampas. Os acessórios mais comuns incluem caveiras, coroas, minicartolas e boinas.


Guro Lolita - as guro lolitas (termo japonês que corresponde à grotesque lolita) são lolitas que usam bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum".



Gothic Lolita - a mistura do "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são preto, azul escuro e até mesmo vermelho. Devemos ressaltar que as gothic lolitas não tem conexão nenhuma com a tribo gótica e nem com Goth Rock.


Erololi (Ero - erótico; Loli - abreviação de lolita) - mistura o sexy antiquado, sem exageros, com o lolita. Muitas vezes utiliza corsets e outros elementos típicos de roupas íntimas vitorianas, como bloomers (a típica calçola da vovó), petticoats (saias de tule, filó ou tecido) e calcinhas grandes com babados. As saias costumam ser mais curtas do que o normal, que no caso é no joelho ou abaixo dele. Utiliza-se também cinta-liga com meia 7/8, coroas e até armações de metal no lugar da saia.



Wa Lolita (ou Waloli) - O estilo é baseado na combição entre acessórios japoneses e a moda Lolita. O nome se refere ao Japão pela antiga palavra "che" (和 ou 倭), que significa a "Mesma Nação","Terra de (Wa)", que é terra da harmonia.


Qi Lolita - A variante Qi Lolita (pronunciada "ci-loli") é um dos poucos estilos comuns da moda Lolita. É similar à Wa lolita, desde que encorpora acessórios tradicionais. E é em fato a combinação de elementos tradicionais chineses e o estilo Lolita.



Hime Lolita - Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.



Deco Lolita - Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras preferencialmente de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido. Existe uma preferencia pela cor rosa,mas não existe nenhuma regra sobre a cor.
 
 
 
FOTOS:
 

2 comentários:

  1. Nya muito bom o blog e tambem a reportagem sobre lolitas *-*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ficou ótima a reportagem, gostei bastante!!! Muito bom mesmo... o/

    ResponderExcluir

Comentar não fará de vc um vampiro! Mas podera fazer de vc um amigo! ^^/